quinta-feira, 8 de abril de 2010

Importante

Este blog procurou, ao longo dos anos, divulgar os principais eventos da Paróquia São José do Jaguaré, de forma não oficial. Afinal, tanta fé, tanta alegria, tanto trabalho de muitas mãos não poderia ser esquecido.

Vale lembrar que este blog não é oficial, mas uma tentativa de resgatar e perpetuar fatos comunitários, uma vez que as tentativas de registro oficial nem sempre deram certo.

Desde 1998 a Paróquia vem tentando montar seu espaço oficial na internet, com avanços e recuos. Todos os projetos nesse sentido não foram adiante por muitas dificuldades, mas a principal foi não ter um membro oficial da hierarquia sacerdotal à frente. Não basta confiar e incentivar a iniciativa dos paroquianos, se não há um padre, um religioso que, efetivamente, conduza o projeto. Mudam-se os paroquianos e os projetos ficam congelados ou abandonados. Isso acontece em muitos lugares, basta ver sites tão interessantes, mas "parados no tempo", sem atualização há anos.

Acredito que o espaço da Paróquia na internet deva ter os mesmos cuidados com o espaço físico: da mesma forma que não se confia uma sacristia somente a leigos, um site paroquial também deve ter a supervisão direta de um padre ou religioso responsável pela paróquia. Isso é fundamental para que o site sobreviva por muito tempo, sem que a mudança ou ausência do paroquiano afete a manutenção do site. Já pensou se um templo católico mudasse constantemente de endereço? Se isso parece um absurdo, por que então não ter o mesmo cuidado com a igreja virtual?


Veja bem: não estou defendendo a "clerificação" da internet religiosa, mas afirmando que deva-se ter à frente do site o mesmo responsável pela igreja física (ou algum membro de sua família religiosa). Claro que outras pessoas podem (e devem!) estar juntas nesse projeto, mas da mesma forma que a palavra final na vida real é do religioso, na internet também deve ser. Talvez isso possa garantir a continuidade de um site paroquial por muito tempo, bem como a fortificação da equipe por ele responsável.


Nesse sentido, assim que a Paróquia São José do Jaguaré tiver finalmente seu site oficial e religioso, todo o conteúdo deste blog não oficial poderá ser por ele aproveitado, cabendo a divulgação e atualização somente ao canal oficial. Este blog, então, apenas conservaria os arquivos já presentes e apontaria em todas as suas páginas para o site oficial.


Dessa forma, a pequena estrela (este blog) estaria cumprindo seu papel, de apontar para o nascer do Sol (o site oficial).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Localização da Paróquia São José do Jaguaré